15/04/10

a palavra até vem no dicionário...

Quando li este post, a propósito deste outro, veio-me de imediato à memória a quantidade de vezes em que, enquanto profissional, repito e volto a repetir a frase “senhores, mesmo que utilizem palavras vossas para expor as de outrem, terão de fazer a devida referência ao autor de direito”.

Contudo, isto que para mim foi de imediato perceptível enquanto estudante, é algo de difícil encaixe para muitos, alguns dos quais até já têm diplomas a enfeitarem-lhes as paredes lá de casa ou do gabinete. Bastante mais difícil do que à partida possa parecer. Frequentemente me interrogo porquê.

Nem sequer preciso debruçar-me sobre a vertente jurídica, basta-me pensar na palavra respeito que, por acaso, consta do nosso dicionário, mas parece ser esquecida amiúde.

E, nas muitas vezes que me chamam picuinhas ou outros apelidos simpáticos, tenho vontade de responder “antes picuinhas que falta de respeito”, ainda que boa parte das vezes acabe a pensar “é capaz de ser areia demais para essa camioneta”. E este é capaz de ser o pensamento que se aplica à situação em causa. O que me leva à conclusão que afinal não admira nada a peixeirada a que frequentemente se assiste, nomeadamente, na AR. E, em última instância, ao entendimento da razão pela qual os jovens são tantas vezes acusados de não respeitarem ninguém… de onde lhes virá o exemplo que lhes serve de ensinamento?...


34 comentários:

Marquês de Sade disse...

Não poderia estar mais de acordo! Muito bem!
Bjinho

Anónimo disse...

Muito bem escolhida a expressão areia demais para a camioneta!

C Valente disse...

há quem goste de chamar seu ao que é dos outros, com grande falta de educação , mas isso é o que se passa hoje em dia com muita frequencia, o melhor é já não ligar
Saudações amigas

Jorge Freitas Soares disse...

Olá

Parece que cada vez mais vivemos numa sociedade do salve-se quem puder e em que não se olha a meios para se atingirem os fins... entretanto roubam-se ideias, atropelam-se direitos, faz-se o que for necessário... respeito é uma palavra que está em vias de extinção...

Obrigado pela referência ao meu post.

Jorge Soares

Paulo disse...

Nem quero lembrar-me das vezes que me massacraste com essas picuinhices ;-)

Além da competência mais que comprovada, a ética e o respeito são as características que melhor te definem profissionalmente, é por isso que por mais que os massacres todos eles te admiram e respeitam.

Se os senhores da Comissão Executica da Candidatura de Fernando Nobre tivessem sido teus alunos teriam aprendido alguma coisa de jeito.

escarlate.due disse...

MARQUÊS só um idiota não entenderia o quanto é importante respeitar a criatividade/propriedade de outrém

escarlate.due disse...

ANÓNIMO, há camionetas que são mesmo pequeninas :P

escarlate.due disse...

CVALENTE, não ligar não está na minha índole

escarlate.due disse...

JORGE, não existe nada neste post que requeira o seu agradecimento :)
e desejo firmemente que a palavra não se extinga por completo

escarlate.due disse...

PAULO, exagerado!
obrigada*

Ana disse...

Tenho de concordar com o Paulo, tornaste-nos tão picuinhas como tu.

O Sr. Fernando Nobre também podia ter ensinado alguma coisinha à sua comissão, mas será que ele tem algo desse género para ensinar?

lélé disse...

Às vezes fico bastante dividida entre uma coisa e outra... Por exemplo, no outro dia, vi, na página de uma pessoa que não conheço, uma foto exactamente igual a uma outra que eu própria tirei. É impressionante como elas parecem a mesma! Mas eu sei que não é a mesma, porque nunca publiquei a minha. Agora, se eu publicasse a minha, seria plágio? Não. Apenas tivemos as duas a ideia de fotografar aquele tema e precisamente daquele ângulo. Da mesma maneira, muitas vezes se exprimem ideias que outros exprimiram antes... É confuso, para mim... Até porque, quando publico, dou ao público e se dou, está dado...
Concordo, no entanto, que, no específico caso da foto "roubada", tivesse sido de bom tom (mais a mais sendo quem é), que tivesse havido alguma deferência, mais respeito para com o autor.

(Mas, a sério, será que, se eu publicasse a minha foto, a autora da foto igual iria considerar plágio?... É que nem publico!)

Maria disse...

Fui aos links que indicas.
Não posso deixar de estar de acordo contigo. É uma pena que a desonestidade intelectual impere também aqui, mas afinal a blogo reflete o país que somos.

Beijo.
(até quase já)
:)

Olhos Dourados disse...

Pois é.

escarlate.due disse...

não sei ANA

(tu a concordares com o Paulo? uiui

escarlate.due disse...

LÉLÉ entendo o que queres dizer mas... parece-me que estamos a falar de 2 coisas 1 bocadinho diferentes, leste o post em referência?
efectivamente não se tratou de coincidência mas de 1 acto assumido.

quando publicas dás ao público? sim dás, mas não a autoria. essa deverá ser sempre tua. senão imagina quantos Camões, Pessoas, Picassos, Rembrants.... haveria por aí

quanto à tua foto não vejo impedimento à publicação porque:
- 2 fotos por mais semelhantes que sejam, não são exactamente iguais e isso é possível provar
- sabendo de antemão que existe outra foto não custa nada o tal respeito e enviar um mail com a foto explicando a ocorrência, antes mesmo da publicação

mas é a minha opinião. vale o que vale

escarlate.due disse...

MARIA, só a intelectual?

(até quase já)
:)

escarlate.due disse...

pois OLHOS

Vício disse...

fico no meio a rir-me dos 2!
se por um lado o bloguista devia saber que a única maneira de não ter material dele a ser usado por outro é não ter valor ou não publicar, por outro lado, para uma campanha desse tipo acho que andar a recolher imagens na net é "pequeno" demais! para algo tão importante deveria haver profissionais a criar material original...

comadres!

Fiona disse...

Concordo plenamente com as tuas palavras. Sou como tu: prefiro ser picuinhas a não ter respeito por aquilo que outros fazem.

escarlate.due disse...

VICIO, não está em causa o não usar. eu posso perfeitamente usar uma citação de Camões desde que faça a devida referência. em todo o caso se usar algo da tua autoria, como até tenho acesso à pessoa (que não é o caso de Camões muito embora vocês não tenham a minima comparação), não só referencio como te peço autorização ou no minimo comunico, chama-se "bom tom" e não custa nada, digo eu que sou picuinhas :)

em relação ao outro ponto estamos de acordo, uma campanha daquelas não precisava ir buscar imagens, poderia perfeitamente produzi-las

escarlate.due disse...

SANDRA, bom ou mau é da sua autoria e afinal não custa nada essa picuinhice
digo eu...

Manuel Veiga disse...

bem oportuna a tua mensagem...
beijo

lélé disse...

.due, li (falei da foto "roubada", não foi isso?) e percebi, mas continuo muito dividida...

Quanto às fotos, minha e de outra pessoa, concordo inteiramente contigo e acho que não é possível que as duas fotos sejam iguais em todos os pormenores.

Obrigada pela tua opinião.

Liliana disse...

Concordo plenamente!Muito interessante seu blog.

Boa noite,

Beeijos. =)

Å®t Øf £övë disse...

Escarlate,
Quando os exemplos que vêm de cima são esses, ilustra bem o país em que vivemos, onde os valores parece que nada interessam, e onde o que prevalece é a esperteza saloia.
Beijinhos.

escarlate.due disse...

se o dizes HERETICO

escarlate.due disse...

obrigada eu pela tua LÉLÉ :)

escarlate.due disse...

bem vinda LILIANA

escarlate.due disse...

oh Ůt coitados dos saloios pagam sempre as favas
mas sim, acho que era bom não esquecer que a 1º forma de ensinamento é sempre a imitação, daí que o exemplo dado tenha tanta importancia

Nanny disse...

Pois... a mim, da última vez que entreguei um capítulo (tchiii já lá vai tanto tempo...) acusaram-me foi de ter menções em excesso... aos autores, claro!

Desorientações... :S

Beijocas

p.s. - e vê lá se disseste que ías à Luz... e se apareceste... eu oferecia o café, mais que não fosse!

shark disse...

Escarlate maria, eu ia jurar que já tinha deixado aqui uma palavrita. Mas entretanto lembrei-me que na altura me deixei intimidar pelos filtros desta caixa, rapariga...
:)

Muy grato pela referência, subscrevo-me com elevada consideração e moderada beijoca.

escarlate.due disse...

oh NANNY mas nem todos se podem gabar de ter um orientador que até perde trabalhos e só repara nisso ao fim de meses
um dia quando eu for famosa também vou ser uma orientadora assim :)


(como podia dizer-te se também não sabia que ía?! surprise :))

escarlate.due disse...

pois SHARK tenho um fígado sensível capaz de estropiar mentecaptos e idiotas
ora como não é o seu caso não há razão para se sentir intimidado :)
é sempre bem vindo mesmo quando discorda (ou talvez por isso)