Desde o inicio deste blogue, têm entrado na caixa de email alertas sobre bloqueio a comentários de anónimos. Alguns, inclusive, fazem o favor de dar explicações pormenorizadas de como os impedir e a respectiva descrição completa de vantagens, bem como instruções precisas de eliminação ou moderação de comentários.
Agradeço a todos a preocupação, mas essa função não foi activada por opção e não por desconhecimento. O mesmo acontece no que concerne à eliminação/moderação.
Efectivamente, existe neste espaço uma consciência plena que boa parte das vezes, um nick ou um anónimo podem corresponder exactamente ao mesmo. Por outro lado, entende-se aqui que a liberdade é uma coisa bonita de se conceder e saudável de se auferir, se alguns não sabem o que significa ou o que com ela fazer, não é responsabilidade nossa e podemos, quando muito, tentar ajudá-los a aprender.
A par da liberdade existe um outro conceito que convém também ser apreendido: o respeito. A partir do momento em que são permitidos comentários, esse é um espaço que deixa de ser exclusivamente nosso, pelo que o respeito nos obriga a mantê-los (obrigada Shark), sejam eles de que teor forem, até porque é da responsabilidade de cada um aquilo que escreve. Acrescente-se que, através disso, é interessante aferir o perfil dos animais, racionais ou não, que se encontram por trás de cada monitor.
Quanto ao facto de ser dada resposta, convém lembrar que este blogue foi criado por gente que tem uma vida própria muito para além da internet e que, por isso mesmo, nem sempre dispõe de tempo para responder a todos os comentários e sobretudo em tempo útil. Contudo, e uma vez mais recorrendo-se do conceito respeito, foi opção não discriminar comentadores relativamente a respostas num mesmo post. Conscientes no entanto, que o nível e conteúdo da mesma não seja análogo e, portanto, possa ser entendido especialmente pelos anónimos, que nesse caso não voltarão a visitar-nos ou reconsiderarão a sua atitude.
Embora existam os que de todo, não possuam aptidão suficiente para captar a mensagem e insistam, mas temos de aceitar que nem todos temos as mesmas capacidades. Há ainda a remota possibilidade de não se tratar de um animal racional, pois nunca encontrei nenhum manual de computador onde estivesse claramente expressa a proibição de ser utilizado por outra espécie animalesca da mais pura irracionalidade (entre outros atributos).
A porta manter-se-á sem trinco para poderem entrar (e sair!), compete a cada um ter em atenção o passo que dá, para não tropeçar no próprio pé.
32 comentários:
Muito bem ! :)
Eu por exemplo,tenho a moderação de comentários activada, mas aceito e publico todos os comentários sem discriminação!
Quanto a comentários, improprios o máximo que pode acontecer, é publicá-los não na secção de comentários, mas sim num post...No qual ficariam muito mal retratados!
Beijo
Ora nem mais!
Tb aceito comentários de toda a sorte de animais e até de plantas. Uma ou duas vezes tive de usar as minhas prerrogativas (ora aí está uma palavrinha de que gosto quase tanto quanto de tergiversar...) e apagar o respectivo, uma vez que continuo a ser editora do meu espaço - é um mínimo. Não por censura, mas por que houve alguém q se achou no direito de vir lavar roupa suja no tasco. Ora o tasco é um espaço de combíbio, onde se podem beber uns copos, fazer escabeche mas nunca transformar em lavandaria... De resto publicar alguns coments em posta, como sugere o Ricardo, tb é uma opção. Há animais que gostam de protagonismo :-)
Dito isto, regra geral tenho-me dado bem com a opção de liberdade que tomei
mesmo que os maltratasses, Ricardo, dúvido da sua capacidade para o entender.
beijo
e nessa lavagem nunca aproveitaram para além da roupa lavarem também a ponta da língua e dos dedos??? Não???!!! devias ter-lhes fornecido água, escova de aço e lixivia, Calamity
Anotado!
E já agora, ofereces a tal mousse de chocolate?
Bj. e bom fim-de-semana!
claro, Capitão! e aguardo que a ceite :)
bj e bom fds
Tu nunca perdes a classe e mandas alguém à merda com as letras todas?
porquê, Paulo? estás interessado em lá ir?
:P
por mim vou tomar um banho, vestir-me e...
e tu devias fazer o mesmo e aproveitar a folga :)
beijo
Preguiçosa!
Já tomei banho e estou vestido!
Queres ir connosco?
não achas que já chegou a escandaleira da véspera ou aturar-te a trabalhar? :P
Ainda estás de ressaca?
lol
vai-te....
curá-la!
beijo
Não poderia concordar mais.
Também nunca tranquei o meu nem suprimi nenhum comentário... e já não gostei seriamente de alguns!
No entanto é isso que dizes... é que a partir de certa altura isto também nos deixa de pertencer integralmente.
e quem assim diz, não é gago! rss
beijos
Não gosto da moderação de comentários... Pode ter algumas justificações e pessoalmente não tenho razão de queixa, porque os blogs onde comento e têm essa função activa, sempre foram gentis comigo, mas sinto-me sempre, um pouco, desconfortável...
Quanto a nem sempre entender a mensagem (esse é um barrete que me serve) e, apesar disso, insistir em comentar (é outro barrete que enfio)... Com esta ultima frase, posso mesmo ter dado o exemplo concreto.
Concordo com o que escreveste e gostei de como o fizeste.
(Relativamente ao outro post e a não gostares de poesia, tens razão, nunca disseste que não gostavas, mas achei o texto muito poético e quis fazer o contraste... É que, pelo que pude apurar, gostas de poesia como eu, isto é, nem sempre, nem de toda; apenas de alguma e muitas vezes em prosa...
Eu não modero nada, cada um é livre de espingardar o que bem lhe apetecer!
Venha quem vier e que quem venha pois que venha por bem :)
Eu também não tenho essa função activada e, para ser sincera, até à data não tive nenhum comentário indesejado. Se isso acontecer, logo penso numa resposta adequada para tal personagem. ;)
Jinhos :)
No meu (pessoal) tb não tenho moderação de comentários mas tenho outro ("político") que a tem... É que tem mesmo que ser. É cada "animal" que por lá passa...
Bj
Bom Domingo, Escarlate! :)))
Beijinhosssssssssssssssss
Eu é sempre todo aberto. E se aparecem artistas com vontade de brincar eu brinco e é ver quem a tem mais comprida e grossa.
A argumentação, claro...
pois deixa MFC, foi algo que aprendi :)
bem... eu não sou, Heretico :)
beijos
oh Lélé, devolve lá os barretes, sff, que não são o teu número!!!
(talvez seja isso, Lélé, é que eu sou apologista do nem sempre, nem tudo, algumas e muitas :) )
concordo, Finuras e reforço o "por bem"
Onlyme, quando pensares na resposta, acrescenta-lhe um tradutor para o caso de ser algum daqueles irracionais ou , sabe-se lá, alguma planta acéfala
jinhos :)
não Marquês, não tem mesmo que ser! (foi algo que demorei a aprender)
mas é um direito que te assiste, essa tua opção
bj
podia ter sido melhor mas não foi nada mau, António :)
ai a língua portuguesa, Shark
:)
Em Novembro vi-me obrigado a fechar os meus blogues de estimação - onde dava a cara há muito tempo - por causa de uma pessoa que me ia destruindo nos coments abertos que sempre tive - podia simplesmente ter moderado os coments mas acabei por me «sentar» no sofá... talvez um dia reactive os outros... entretanto, essa pessoa já me descobriu no Sofá, não sei como, mas... não há-de ser nada!
Muitos beijinhos!!!
Este assunto é algo que não me preocupa mesmo nada.
Jinhos miúda
\m/
esses comentários não são teus Sofá, logo pertencem a quem os escreveu e são da sua responsabilidade
nem a ti e nem a mim, Bjecas, mas podem parar de enviar emails com conselhos e instruções :)
Enviar um comentário